Colabore com

o Maniva!

Desenvolvido em 2019 com a parceria do SindRio (Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro), o projeto Gosto da Amazônia teve como principal objetivo criar o consumo consciente do pirarucu selvagem de manejo sustentável na cidade do Rio de Janeiro. Através de oficinas, palestras e viagens de reconhecimento, o projeto levou chefs e consumidores a experimentarem e criarem receitas com esse produto de enorme potencial. A criação do manejo, uma prática de uso sustentável e de gestão participativa, ocorrida entre cientistas e populações tradicionais, foi um caso extraordinário de conservação da biodiversidade da região. O manejo comunitário garante a sobrevivência da espécie, a soberania alimentar e renda para as comunidades envolvidas no processo, contribuindo assim para que as comunidades da Amazônia recebam um valor justo pela venda de seus produtos e possam ter melhor qualidade vida.

Criado para resgatar, por meio dos alimentos, a ancestralidade e sociobiodiversidade brasileiras, em especial pela mandioca, originária do nosso país, em um contexto cultural, histórico, geográfico e artístico. Capacitar e incentivar a criança a fazer seu próprio alimento e promover a alimentação saudável, prática e funcional. 

Grupo de cozinheiros profissionais, motivados pelo potencial transformador da gastronomia, interessados em criar oportunidades de comercialização de produtos provenientes da agricultura e pesca familiares, de manejo agroecológico e orgânicos, no mercado de restaurantes, lojas e escolas de culinária como instrumento para a prática de uma alimentação mais sustentável e saudável. 

 

O grupo, unido inicialmente em 2002, nasceu no movimento Slow Food, quando começou a promover Oficinas de Educação do Gosto em escolas públicas. 

Também se iniciou ali a proximidade e a integração com pequenos agricultores brasileiros nas feiras orgânicas do Circuito Carioca. 

O evento de Capacitação de Cozinheiros do Exército e Merendeiras da Rede Estadual de Ensino do Estado do Amazonas, realizado durante o II Simpósio de Inclusão Social e Produtiva Rural de Manaus, na 12ª Região Militar, Amazonas foi implementado no contexto da Iniciativa Cadeias de Valor Sustentáveis. Esta iniciativa é fruto da cooperação internacional entre o governo do Brasil e dos EUA, executada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Serviço Florestal dos EUA (USFS), com recursos da Agência para o Desenvolvimento Internacional dos EUA (USAID), com o objetivo de melhor conhecimento, aproveitamento e utilização dos produtos regionais amazônicos da agricultura familiar.

Instituto Maniva. © Todos os direitos reservados