top of page
Desenho de um mouse, indicando que o visitante deve rolar o mouse para baixo

nossa missão

Valorizar os conhecimentos alimentares tradicionais e renovar os laços perdidos entre produtores, os alimentos que cultivam, cozinheiros e consumidores.

Uma foto de uma mão segurando uma mandioca recém retirada da terra

CONHEÇA O
INSTITUTO

A história do Instituto Maniva começa em 2002, mas foi em 2007 que se tornou, formalmente, uma Organização Social Civil de Interesse Público (OSCIP). Nosso compromisso é criar uma ponte entre agricultores familiares, cozinheiros e cozinheiras familiares e profissionais com os consumidores, sempre valorizando a cultura alimentar local e promovendo o consumo consciente.

+ Quem Somos
nossa trajetoria
A foto de uma turma de crianças de uma escola municipal do Rio de Janeiro. São pelo menos 5 fileiras de crianças em pé, sorrindo, vestindo uniformes. Seus uniformes são camisas brancas com uma faixa laranja na altura do peito com os dizeres "Prefeitura -  Escola Municipal Presidente Agostinho Neto"

Oficinas de Tapioca

2002

Convidada a desenvolver em uma escola pública no Humaitá - Rio de Janeiro, uma atividade extra curricular para o dia das crianças em outubro de 2002, a chef Teresa Corção desenhou uma oficina que pudesse valorizar o alimento mais relacionado às origens daquelas crianças, cuja maioria era de origem nordestina: a mandioca. Para mostrar seu valor foram escolhidas informações variadas como a carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal falando do espanto dos colonizadores ao perceber a força dos povos tradicionais, que tinham nesta raiz sua base alimentar. A Oficina também compartilhava com os alunos músicas de ritmo nordestino falando da paixão e fidelidade à farinha e a lenda Tupi-Guarani sobre a origem da mandioca. Na etapa final as crianças aprendiam a fazer a própria tapioca e muitas vezes a provar pela primeira vez esse alimento ancestral.

Agricultor.png

COMO
CONTRIBUIR?

Existem muitas formas de nos ajudar a melhorar a qualidade alimentar das sociedades rural e urbana e agregar valor aos agricultores e pescadores familiares agroecológicos por meio da gastronomia. 

​

O Instituto Maniva atua há 14 anos através do apoio exclusivo de pessoas e fundações que  acreditam em nosso trabalho. Para que sigamos em frente, contamos com quem acredite no acesso democrático à alimentação de qualidade e sustentável. 

Se você é uma dessas pessoas, contribua você também! Pode ser por doações de qualquer valor, parcerias e atuação voluntária colaborando nos projetos.

FIQUE POR DENTRO

SIGA NAS REDES SOCIAIS

  • Instagram
  • Facebook
  • Cinza ícone do YouTube

Inscreva-se para receber notificações sobre nossas campanhas, novidades sobre os projetos e outras oportunidades de ação.

Obrigado(a)!

doação
bottom of page